h1

A fábula da praga de estrela na hortelã

31 maio, 2017

hortelã com praga de estrela

É fofo ter hortelã numa pseudo-horta num vaso de varanda do apartamento super urbano, pairando sobre uma das ruas mais agitadas da cidade… Toda vez que vou lá colher folhinhas para um suco ou um tempero, momentaneamente me torno uma mulher simples, do campo, do lar, com tempo para contemplar o plantio, os animais fazendo seus barulhos ou bestando, o tempo mudando, as crianças correndo na pradaria, o pomar cheio de promessas, meu amor tocando ao ar livre…

Por TUDO isso venho investindo em encontrar para este vaso de hortelã o melhor sol, o bom vento, adubo regular, poda e outros quetais.  Este já deve ser o quarto ou quinto vaso do processo.

Há um mês fiz uma poda radical cortando todas as folhas e deixando só os galhos,  na tentativa de dizimar uma praga branquinha voadora, que deixa no caule da planta uma teia branca vaporosa tipo um algodão doce, que vai escurecendo e sufocando a planta toda, e que resistiu inclusive a remédios fortes anti-praga!

Quinze dias depois, para minha felicidade e redenção, a hortelã amanheceu toda brotadinha, verdíssima, fresca, renovando as esperanças de recuperação!

Hoje, porém, amanheceu com esta nova praga em forma de estrela, que dizem os entendidos ser típica de hortinhas, que tem até nome e forma encantadoras (ver foto), como a maioria das “pragas” que vemos por aí, que ludibriam nossos sentidos e convicções, porém aniquilam rapidamente a vida!

Reflito: pulei alguma etapa crítica nesta recuperação? Onde foi que fui “passada pra trás” neste encaminhamento que ia me trazendo felicidade e subitamente me frustrou? Se é assim nesta micro-experiência, como seria tudo para tantas vidas interiores e ao meu redor?

Deixe um comentário

